Na elaboração de um projeto, há
um corpo a ser estruturado. A ideia, que é algo difuso, precisa ganhar
concretude e ser apresentada de forma organizada. Na construção de um projeto,
várias perguntas pedem respostas. Veja abaixo alguns dos princiapis itens que
fazem parte da estrutura de um projeto.
OBJETIVOS
Este item trata da essência do
ato de projetar, pois quem projeta é porque tem algo a ser alcançado, tem um
ponto onde quer chegar. Trata-se dos objetivos, onde você deve responder à
pergunta: PARA QUÊ?
Reflita sobre as finalidades do
projeto. Para que ele seja bem elaborado é necessário ter objetivos bem
delineados. Por isso, discuta sobre este item com o grupo envolvido ou com
alguma pessoa que possa colaborar. Nas demais formulações do projeto você vai
ter menos trabalho se tiver clareza sobre os objetivos.
Após esta reflexões e definições,
indique as pretensões do seu trabalho, o algo a ser conquistado, os desejos, as
intenções em frases que expressem bem o que se pretende ser alcançado.
Saber encontrar os objetivos do
seu projeto é o mesmo que saber a missão que o projeto pretende cumprir, a
direção que ele vai seguir. Um projeto ficará mais fácil de ser elaborado e
também de ser executado se houver clareza quanto aos seus objetivos.
JUSTIFICATIVA
Na justificativa, apresente os
motivos pelos quais o projeto deve ser aceito. Argumente, convença, “venda o
seu peixe”. Responda à pergunta: POR QUÊ? Explicite a relevância do projeto,
contextualizando o tema escolhido e demonstrando a sua importância.
Este é o momento de mostrar a
relevância do seu trabalho; seja a contribuição social que pode trazer para a
comunidade; a preocupação na preservação de um patrimônio histórico; a inovação
de linguagem artística e tantas outras argumentações que estejam de acordo com
as ações empreendidas.
Numa boa justificativa deve
existir uma redação com ideias equilibradas entre o momento atual e a situação
a ser alcançada. E, ainda, deve existir clareza, se possível estilo e,
principalmente, argumentos embasados em dados reais.
Em cada parágrafo exponha um
ponto importante e, para finalizar, use uma frase convincente que leve a uma
conclusão sobre uma ou mais questões explicitadas ao longo do texto.
PÚBLICO
Neste item você precisa explicar
quem vai receber o produto cultural resultante das ações do projeto ou, ainda,
quem vai ser contemplado em atividades específicas.
Responda à pergunta: PARA QUEM?
Quantifique e qualifique o público. Repasse dados que possam compor o perfil
básico desta parcela da população. São informações sobre: faixa-etária,
rendimento, escolaridade, gênero, condições sociais, entre outras.
LOCALIZAÇÃO
Em que bairro, cidade, Estado
ocorrerá a ação do projeto? Explique se vai ser realizado numa escola, num
teatro ou se vai acontecer em vários espaços culturais. Ou ainda, se vai
abranger mais de uma cidade, Estado ou região do país.
Se o seu projeto tem uma forte
relação com um local, este espaço precisa ser explicado, caracterizado,
contextualizado.
PRAZO DE EXECUÇÃO
Explique qual a quantidade de dias, meses ou
anos necessários para a realização das ações, e indique as datas para o início
e o término do projeto.
DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
Informar
as realizações e os métodos propostos para se alcançar os objetivos, ou
seja, responder COMO o projeto será executado. Este item também
pode ser chamado de Estratégias ou simplesmente de Ações e pode ser construído
dando ênfase às etapas de realização da ação cultural.
A realização de qualquer projeto
passa por várias etapas. Em projetos culturais, o esquema “Pré-produção;
Produção e Pós-produção” é o mais utilizado.
RETORNO INSTITUCIONAL
Em geral, as realizações no setor
cultural necessitam de patrocínio para se efetivarem, mas para apostar num
projeto, o patrocinador quer saber o que sua empresa vai ganhar. Um projeto bem elaborado explica, de forma
consistente e convincente, tanto a importância da cultura para a sociedade como
os ganhos que o patrocinador terá, caso
aposte no projeto.
É importante saber explicar as
estratégias de comunicação, pois a empresa quer saber onde sua marca vai ser
divulgada. Neste item você sinaliza as
vantagens que a empresa terá em patrocinar o seu projeto, apresentando em
especial os ganhos promocionais.
ORÇAMENTO
Este item pergunta sobre quanto o
projeto vai custar, quais os recursos necessários para a realização do objetivo
proposto. Esta etapa exige atenção, pois nenhuma empresa ou instituição
apostará no seu projeto sem que haja um orçamento coerente.
Existem diversos tipos de planilhas, construa um modelo de planilha que seja
adequado às suas necessidades. Quando for inscrever seu projeto em concursos,
observe se há modelos de planilhas
pré-estabelecidos. Se houver, use o modelo indicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário