domingo, 26 de maio de 2013

ESTRUTURA DO PROJETO CULTURAL


Na elaboração de um projeto, há um corpo a ser estruturado. A ideia, que é algo difuso, precisa ganhar concretude e ser apresentada de forma organizada. Na construção de um projeto, várias perguntas pedem respostas. Veja abaixo alguns dos princiapis itens que fazem parte da estrutura de um projeto.

OBJETIVOS
Este item trata da essência do ato de projetar, pois quem projeta é porque tem algo a ser alcançado, tem um ponto onde quer chegar. Trata-se dos objetivos, onde você deve responder à pergunta: PARA QUÊ?
Reflita sobre as finalidades do projeto. Para que ele seja bem elaborado é necessário ter objetivos bem delineados. Por isso, discuta sobre este item com o grupo envolvido ou com alguma pessoa que possa colaborar. Nas demais formulações do projeto você vai ter menos trabalho se tiver clareza sobre os objetivos.
Após esta reflexões e definições, indique as pretensões do seu trabalho, o algo a ser conquistado, os desejos, as intenções em frases que expressem bem o que se pretende ser alcançado.
Saber encontrar os objetivos do seu projeto é o mesmo que saber a missão que o projeto pretende cumprir, a direção que ele vai seguir. Um projeto ficará mais fácil de ser elaborado e também de ser executado se houver clareza quanto aos seus objetivos.

JUSTIFICATIVA
Na justificativa, apresente os motivos pelos quais o projeto deve ser aceito. Argumente, convença, “venda o seu peixe”. Responda à pergunta: POR QUÊ? Explicite a relevância do projeto, contextualizando o tema escolhido e demonstrando a sua importância.
Este é o momento de mostrar a relevância do seu trabalho; seja a contribuição social que pode trazer para a comunidade; a preocupação na preservação de um patrimônio histórico; a inovação de linguagem artística e tantas outras argumentações que estejam de acordo com as ações empreendidas.
Numa boa justificativa deve existir uma redação com ideias equilibradas entre o momento atual e a situação a ser alcançada. E, ainda, deve existir clareza, se possível estilo e, principalmente, argumentos embasados em dados reais.
Em cada parágrafo exponha um ponto importante e, para finalizar, use uma frase convincente que leve a uma conclusão sobre uma ou mais questões explicitadas ao longo do texto.

PÚBLICO
Neste item você precisa explicar quem vai receber o produto cultural resultante das ações do projeto ou, ainda, quem vai ser contemplado em atividades específicas.
Responda à pergunta: PARA QUEM? Quantifique e qualifique o público. Repasse dados que possam compor o perfil básico desta parcela da população. São informações sobre: faixa-etária, rendimento, escolaridade, gênero, condições sociais, entre outras.

LOCALIZAÇÃO
Em que bairro, cidade, Estado ocorrerá a ação do projeto? Explique se vai ser realizado numa escola, num teatro ou se vai acontecer em vários espaços culturais. Ou ainda, se vai abranger mais de uma cidade, Estado ou região do país.
Se o seu projeto tem uma forte relação com um local, este espaço precisa ser explicado, caracterizado, contextualizado.

PRAZO DE EXECUÇÃO
 Explique qual a quantidade de dias, meses ou anos necessários para a realização das ações, e indique as datas para o início e o término do projeto.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
 Informar  as realizações e os métodos propostos para se alcançar os objetivos, ou seja, responder  COMO   o projeto será executado. Este item também pode ser chamado de Estratégias ou simplesmente de Ações e pode ser construído dando ênfase às etapas de realização da ação cultural.
A realização de qualquer projeto passa por várias etapas. Em projetos culturais, o esquema “Pré-produção; Produção e Pós-produção” é o mais utilizado.

RETORNO INSTITUCIONAL
Em geral, as realizações no setor cultural necessitam de patrocínio para se efetivarem, mas para apostar num projeto, o patrocinador quer saber o que sua empresa vai ganhar.  Um projeto bem elaborado explica, de forma consistente e convincente, tanto a importância da cultura para a sociedade como os ganhos que o patrocinador terá, caso  aposte no projeto.
É importante saber explicar as estratégias de comunicação, pois a empresa quer saber onde sua marca vai ser divulgada.   Neste item você sinaliza as vantagens que a empresa terá em patrocinar o seu projeto, apresentando em especial os ganhos promocionais.

ORÇAMENTO
Este item pergunta sobre quanto o projeto vai custar, quais os recursos necessários para a realização do objetivo proposto. Esta etapa exige atenção, pois nenhuma empresa ou instituição apostará no seu projeto sem que haja um orçamento coerente.  

 Existem diversos tipos de planilhas,  construa um modelo de planilha que seja adequado às suas necessidades. Quando for inscrever seu projeto em concursos, observe se há  modelos de planilhas pré-estabelecidos. Se houver, use o modelo indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário