Os
Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado,
respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de
outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao
processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar
condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto
de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao
exercício da cidadania.
Após muitos debates e
manifestações de educadores, a atual legislação educacional brasileira
reconhece a importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens,
incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. No
ensino fundamental a Arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho
com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A
área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas, como as
Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.
A área de Arte que se está
delineando neste documento visa a destacar os aspectos essenciais da criação e
percepção estética dos alunos e o modo de tratar a apropriação de conteúdos
imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem
de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal
e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por intensificar
as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
O aluno desenvolve sua cultura de
arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que
integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o
expressar, o comunicar. A realização de trabalhos pessoais, assim como a
apreciação de seus trabalhos, os dos colegas e a produção de artistas, se dá
mediante a elaboração de idéias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o
aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos
de arte manifestados nesse processo
dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e
conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a
diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os
da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização do que
lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação
humana. Além disso, os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade
cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos,
movimentos que estão à sua volta. O exercício de uma percepção crítica das
transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para
que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de
vida melhor.
A dimensão social das
manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular
significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos
na sociedade. A arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais
significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de
interação como a empatia e se concretiza em múltiplas sínteses.
acessado em 08/05/2013 as 23:30h http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf
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